Instituto Pensar - Ministério da Educação nomeia coronel da FAB como responsável por Enem

Ministério da Educação nomeia coronel da FAB como responsável por Enem

por: Nathalia Bignon


Ministro da Educação, Milton Ribeiro, nomeia militar para cuidar do Enem (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

Em mais um aceno a militares, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou Alexandre Gomes da Silva, um coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), para exercer o cargo de Diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição ligada do ministério da Educação (MEC). A função o coloca como o principal responsável pela condução do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A portaria, com a indicação, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5).

Leia tambémSecretário de Regulação do MEC é o novo presidente do Inep

A nomeação ainda dá uma pausa na nova troca de tiros travada no ministério da Educação, sob o comando do pastor Milton Ribeiro, que desde a última sexta-feira (27), quando a discordância sobre um indicado para a cadeira, levou à demissão de do presidente do Alexandre Lopes, demitido da presidência do Inep na semana passada.

Educação sempre na mira de Bolsonaro

Negligenciada por Bolsonaro, a pasta da Educação e suas autarquias vêm registrando baixas frequentes desde a chegada do mandatário ao Planalto.

Além de dois ministro em dois anos de governo ? Ricardo Vélez Rodríguez e Abraham Weintraub ?, o Inep, diretamente ligado ao MEC, foi presidido por Elmer Vicenzi, anunciado em 15 de abril de 2019, que pediu demissão após 24 dias no cargo; Marcus Vinícius Rodrigues, que ficou de 22 de janeiro a 26 de março até ser exonerado; e Maria Inês Fini, que desempenhava a função no governo Temer e foi exonerada em 14 de janeiro.

Em janeiro, Carlos Roberto Pinto de Souza, à frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep, a que cuida do Enem, morreu, vítima da Covid-19. Diante da vacância, Milton Ribeiro se apressou em dizer que tinha um indicado para a vaga.

Tradicionalmente ocupado por especialistas em avaliação da educação, algo modificado pelo governo bolsonarista, a sugestão enfrentou a resistência de Lopes, pelo caráter nada técnico, o que irritou Milton Ribeiro.

Com Lopes já deposto, Ribeiro emplacou a nomeação de Alexandre Gomes da Silva, que atuava como coordenador de assuntos legislativos no MEC, ao cargo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: